sábado
1 de fevereiro
2003

 

Folha de S.Paulo
O Estado de S.Paulo
O Globo

17 anos depois da explosão da nave Challenger, a explosão do ônibus espacial Columbia estampou as manchetes dos jornais ao redor do mundo. No dia 1º de fevereiro de 2003, a espaçonave reentrava na atmosfera e estava sob o espaço aéreo do Texas, nos Estados Unidos, quando o acidente aconteceu, matando todos os 7 astronautas que estavam na missão. Faltavam apenas 16 minutos até o pouso no Cabo Canaveral, na Flórida. Alguns moradores de cidades texanas confundiram a explosão da nave com um ataque aéreo e até mesmo com a aproximação de um tornado, outros disseram que conseguiram ver “uma estrela branca” se despedaçar no ar. A explosão foi tão forte que alguns moradores texanos relataram que o extrondo “fez sua casa tremer por quase um minuto”, e que as “janelas da casa vibraram”. Os destroços da espaçonave puderam ser encontrados pelo território do Texas, em especial a cidade de Nacogdoches, onde foram achados diversos objetos como partes de máquinas e pedaços de metal.

A tragédia, logicamente, se tornou manchete nos principais jornais americanos. O Chicago Tribune, usou o fato como matéria destaque na edição, adotando a manchete “Perdemos Columbia. Nave desintegra, todos os 7 tripulantes a bordo morreram”, logo acima de um registro fotográfico dos destroços da nave cortando o céu. Toda a primeira página foi reservada para tratar do acontecimento. Abaixo da foto da manchete, a coluna na esquerda até o final da página é preenchida pela matéria do repórter Jeremy Manier, sob o título “Oficiais consideram falha na superfície da nave”. Já do lado direito, o assunto é “Detritos se espalharam por 2 estados”, enquanto no centro da página a notícia é “Os últimos minutos de Columbia” com textos explicando o que aconteceu, junto a ilustrações. Abaixo da dobra, uma foto da tripulação acompanhada de outra matéria, chamada “Paixão por ciência e aventura uniu a tripulação”.

O Estado de S.Paulo usou a manchete “Columbia explode; 7 astronautas mortos” entre duas fotos: acima uma foto da tripulação reunida, e abaixo, uma imagem dos destroços do foguete antes de atingir o chão. Junto das imagens, um texto de 6 colunas curtas, cruzando a página da esquerda à direita. Toda parte acima da dobra foi reservada para a tragédia. Abaixo da dobra o jornal abordou outras notícias, como a rodada do campeonato brasileiro de futebol, especificamente, o jogo entre Corinthians e Botafogo, com vitória do time paulista por 2 a 0. Outras noticias de destaque na primeira página foram “Grande desafio de Lula será criação de empregos”, “70 milhões de brasileiros estão com excesso de peso”, País incentivará exportações de qualidade”, “Sarney volta a presidencia do senado” e “Iraque ameaça fazer atentados no exterior”

O periódico paulista Folha de S.Paulo também deu a notícia do acidente como manchete. “Columbia se desintegra com 7 a bordo” com o subtítulo “Nasa perdeu contato com o ônibus espacial pouco antes do pouso; primeiro tripulantes israelense integrava a missão”, a imagem de destaque também foi a dos destroços caindo no céu. Junto a manchete, o jornal pôs 6 colunas de 8 linhas cada, falando sobre o ocorrido. Outra notícia que também ganhou destaque foi “Congresso assume e apoia reformas”, que falava sobre o apoio dos senadores eleitos em 2002 a reforma tributária e da previdência.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content