quarta-feira
24 de outubro
1906

 

Folha de S.Paulo
O Estado de S.Paulo
O Globo

No dia 24 de outubro de 1906, o inventor brasileiro Alberto Santos Dumont realizava seu primeiro voo oficial com o 14-Bis no Campo de Bagatelle, em Paris. No mês seguinte, em 12 de novembro, jornais do mundo inteiro o consagraram como o rei dos ares. A data do primeiro voo, no entanto, é questionada: pesquisas registram o dia 23 de outubro, mas as notícias nos jornais datam do dia 25, com informações da capital francesa do dia anterior. Mesmo assim, o que importa é que vestido de terno e gravata, com luvas pretas de couro e seu chapéu Panamá, Santos Dumont conseguiu percorrer 220 m a uma altura de 6 m naquela tarde parisiense, diante de milhares de testemunhas: espectadores curiosos, jornalistas e especialistas em voo. A viagem durou 21 segundos e com esse tempo, depois de quatro tentativas — na primeira Santos Dumont voou 40 m, na segunda 60 m, na terceira superou sua marca anterior e na quarta alcançou os 220 m — conquistou o primeiro recorde de aviação do mundo. 

Os grandes jornais da época não poderiam deixar de noticiar aquele feito: um homem miúdo, de não mais que 1,60 m de altura, rodeando a Torre Eiffel em sua aeronave. No Brasil, pela organização das primeiras páginas dos jornais e assuntos apresentados, não é possível falar em manchete naquele momento. Diário de Pernambuco, O Estado de S.Paulo e O Paiz possuíam projetos gráficos semelhantes, sem imagens, com identificações simples dos assuntos e múltiplas — 8, 10 e 8, respectivamente — e longas colunas que dividiram telegramas, anúncios e notícias em parágrafos sucintos com corpo da fonte (tamanho) pequeno. 

No jornal pernambucano, em seu “anno 82”, há duas notícias de Paris na primeira coluna, intitulada “Telegrammas” na grafia da época, com uma linha abaixo que trouxe “Serviço especial do diário”. A primeira com três linhas que diz “Têm havido grandes festas em honra dos oficciaes do cruzado Benjamin Constante, que zarpará a 29”. A segunda, no final da coluna, falou do voo do mineiro Santos Dumont. No total, o jornal dedicou ao acontecimento 5 linhas, primeiro com o nome do inventor, “Santos Dumont”, em seguida o local e a data, “Pariz, 24”, ambos em negrito. Depois, três linhas que disseram: “O notável aeronauta brasileiro Santos Dumont realizou hoje novas experiências com feliz êxito”. Não há mais nenhuma menção ao fato ou detalhes do voo que deixasse claro o momento testemunhado em Paris dois dias antes na primeira página do jornal. 

O Estado de S.Paulo guardou as mesmas características que o Diário de Pernambuco, também com uma seção de telegramas que começa na terceira coluna, abaixo da dobra. A notícia sobre o voo de Santos Dumont tem um espaço maior no Estadão e começa no final da sexta coluna, contando da direita para a esquerda, até o início da sétima, logo abaixo do cabeçalho do jornal. O texto começou apenas com local e data, “Pariz, 24”, em negrito, assim como no Diário de Pernambuco, e depois, muito parecido com o jornal anterior, traz um pequeno parágrafo em que disse “O sr. Santos Dumont realizou hontem novas experiências com o seu aeroplano, tendo tido ellas o mais completo sucesso”. Os demais parágrafos também não detalham o voo, mas falam sobre o prêmio “instituído pelo conhecido aeronauta Archdeacon” para o primeiro que conseguisse sobrevoar 20 metros, ganhado pelo aviador, e em como “Santos Dumont foi abraçado com effusão por todos os presentes e conduzido em triumpho”. Há outras notícias de Paris do mesmo dia, mas com assuntos diferentes, nenhuma outra fala do feito de Santos Dumont. 

O Paiz, do Rio de Janeiro, destaca a matéria melhor que os últimos dois jornais ao dar a notícia na quarta coluna, acima da dobra, com o nome do inventor em caixa alta e corpo da fonte maior que as outras letras. Contudo, a coquista de Santos Dumont perde espaço e tem apenas três pequenos parágrafos, totalizando doze linhas. O primeiro comentou sobre o prêmio Archdeacon, também citado pelo jornal paulista, e o segundo detalhou o voo: “O aeronauta brazileiro fez hontem uma ascensão com o seu aeroplano, elevando-o a altura de três metros e percorrendo uma extensão de sessenta metros”, ou seja, fala sobre a primeira tentativa de voo do dia 23 de outubro. Os demais parágrafos abaixo abordam assuntos diferentes. 

Apesar do pequeno espaço nas primeiras páginas dos jornais, Alberto Santos Dumont passou a ser reconhecido no Brasil e também na França como o pai da aviação, título que lhe foi conferido pelo governo brasileiro em 23 de outubro de 1991. A data também entrou no calendário da Força Área do país como o Dia do Aviador, em homenagem ao aeronauta, e o Dia da Força Aérea. Depois de tantas invenções e inovações, já que foi o primeiro a decolar por meios próprios, sem rampas ou catapultas, como fizeram os estadunidenses irmãos Wright, Santos Dumont faleceu três dias após o seu aniversário de 59 anos, em 23 de julho de 1932.

Créditos:

Texto: Francielly Barbosa

Edição: Pedro Aguiar

Fontes:

CAVALCANTI, Tatiana. Voo histórico de Santos Dumont com 14 Bis completa 115 anos. Agora São Paulo. 2021. Disponível em: https://agora.folha.uol.com.br/sao-paulo/2021/11/voo-historico-de-santos-dumont-com-o-14-bis-completa-115-anos.shtml. Acesso em: 17 out. 2022.

DATAS Comemorativas. Força Aérea Brasileira. c2022. Disponível em: https://www.fab.mil.br/datascomemorativas. Acesso em: 17 out. 2022.

FERREIRA, Luiz Claúdio. Voo do 14 Bis completa 115 anos – um percurso que marcou a história. Radioagência Nacional. 2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2021-10/voo-do-14-bis-completa-115-anos-um-percurso-que-marcou-historia. Acesso em: 17 out. 2022.

SANTOS Dumont e a Aviação Brasileira. Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. 2002. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=297826. Acesso em: 17 out. 2022.

Outros links:

SANTOS Dumont voo 14 bis by Alan Calassa. Produção de Marcos Palhares. YouTube, 2017. 1 ft de vídeo (2 min 57 s). VHS, son., color.

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