segunda-feira
25 de setembro
1967

 

No período de 1966-1968, uma aliança inusitada reuniu antigos inimigos em prol de causas comuns: o enfrentamento à ditadura militar e a busca por uma abertura democrática. Essa articulação política foi denominada “Frente Ampla” e uniu os ex-presidentes João Goulart e Juscelino Kubitschek, que estavam exilados, e Carlos Lacerda, ex-governador do estado da Guanabara e apoiador direto do golpe. Essas três  figuras, que estiveram em lados opostos nos anos pré-1964, estando Jango mais a esquerda; JK ao centro e Lacerda à direita, se uniam em um movimento de ordem civil que pretendia combater as ações de poder centralizadas nas mãos do executivo e buscar a redemocratização mediante apoio popular. 

Carlos Lacerda foi, na prática, o principal articulador da Frente Ampla. Lançou na imprensa, em 1966, um manifesto criticando a ditadura militar. No mesmo ano, encontrou pessoalmente JK em Portugal e firmou um pacto de aliança com a chamada “Declaração de Lisboa”. Por fim, dez meses depois, em setembro de 1967, foi a Montevidéu, no Uruguai, onde a negociação e a adesão de Jango ocorreu, por meio de uma nota conjunta divulgando o movimento. 

Na manhã seguinte, a notícia estampava as primeiras páginas dos jornais nacionais. O Globo trouxe a manchete: “Lacerda e Goulart em comunicado conjunto: ‘deixamos de lado os ressentimentos e divergências pessoais’” no início da página. Abaixo, uma foto oficial de Lacerda conversando, em Montevidéu, com Goulart e o deputado Renato Archer, que estava representando JK. O encontro ocupou também uma coluna de texto, alinhada à direita, na qual foi destacado o nome “Frente Ampla” no primeiro parágrafo.

A Folha de São Paulo noticiou o ocorrido de forma semelhante ao Globo, trazendo a manchete: “Lacerda vai a Jango e faz pacto político” logo no início da folha, em caixa alta, com a mesma imagem e uma coluna de texto, alinhada à esquerda. O jornal dos Frias destacou também a presença do presidente Costa e Silva na reunião do FMI – fundo monetário internacional -, visto que, à época, o país ainda enfrentava uma crise, mas já era o começo do episódio conhecido como “milagre econômico” do regime militar.

Já o Jornal do Brasil, um dos principais jornais do Rio de Janeiro nesse período, não deu o mesmo destaque à notícia, como os outros. O periódico reservou para o acontecimento a mesma foto usada no Globo e na Folha, acima do rodapé, com duas pequenas colunas de texto e o título “Lacerda volta com adesão de Goulart”. A manchete foi de economia,  também destacando a reunião do FMI. Os dois jornais cariocas e o paulista, assim como a maioria da grande imprensa, apoiaram o golpe civil-militar e passaram os quatro primeiros anos tentando legitimá-lo. Porém, mesmo posicionando-se a favor do novo regime político, também criticavam ações arbitrárias do governo na política e na sociedade, como aquelas que uniram a Frente Ampla.

Em 5 de abril de 1968, o governo Costa e Silva extinguiu a Frente Ampla por meio da portaria de nº 177 e ordenou à Polícia Federal a detenção de quem violasse a proibição. No mesmo ano, foi decretado o Ato Institucional nº 5, que inaugurou o período mais sombrio da ditadura, tornando extremamente difícil lutar por mudanças políticas. Carlos Lacerda e o secretário-geral da Frente Ampla, Renato Archer, tiveram seus direitos cassados pelo AI-5 em 13 de dezembro de 1968.

Nos últimos meses, a expressão Frente Ampla voltou a circular nos jornais, nas redes sociais e na boca do povo, devido à articulação de partidos ideologicamente opostos contra o atual presidente da República, Jair Bolsonaro. A breve existência da aliança formada por Lacerda, JK e Jango, deixou um exemplo de que é possível que, em defesa do interesse público, antagonistas se unam.

Texto: Kézya Alexandra

Edição: Douglas Ribeiro

Links externos: 

https://www.politize.com.br/frente-ampla/

https://acervofolha.blogfolha.uol.com.br/2017/09/04/ha-50-anos-movimento-de-oposicao-frente-ampla-uniu-lacerda-jk-e-jango-mas-parou-na-ditadura/

Fonte:

Lamarão, Sérgio. FGV -Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil. Disponível em: <http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/frente-ampla> acesso em: 24/09/2022.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content